Dress Code Masculino: Aprenda onde, como e quando usar.

dress-code-masculino-black-tie

Introdução

Assim como fizemos com o dress code feminino, nesse artigo nós iremos abordar sobre o dress code masculino, portanto tudo que é para você aprender sobre o assunto.

Como usar para que você obedeça o padrão e por fim quais peças e modelos são adequados para cada ambiente e momento.

Pois acima de tudo, seguir uma “regra” criada há anos e imposto pelo segmento da moda é essencial para o exito de seu outfit.

Fundamentos: O que é o “Dress Code”?

Em primeiro lugar gostaria já de deixar claro que para cada ocasião exige uma vestimenta característica padrão para todos. Porém é claro que todos estarão exatamente iguais, é para isso que esse artigo foi criado, para você explorar as opções do “dress code” ou traduzido para “código de vestimenta“.

Dress Code: Ocasião

Vamos começar levando em consideração a ocasião que se deve escolher sua base de outfit e o modelo para não errar. Portanto você vai precisar pensar que tipo de evento será, o horário, o lugar e até se for local aberto terá que saber o clima do dia.

Além é claro se exige um “dress code” ou não. Normalmente no convite vem escrito, se não exigir, recomendamos não fugir muito do padrão. Sim, agora você sentiu a importância de seguir o dress code, não é mesmo?

Dress Code Masculino: No Trabalho.

Casual Business

O dress code masculino mais simples é o business formal. Na maioria das profissões as pessoas são obrigadas a estar impecáveis com sua aparência, pois em alguns casos sua aparência transmite o que sua empresa é. Seguindo essa regrinha do dress code masculino, você não passará uma imagem negativa para colegas de trabalho, sócios, principalmente para chefes e clientes.

Ok, mas e como usar? Simples, use uma camisa de button-down ou uma camisa pólo, combinando com calças chino para menos formalidade ou calça social slim fit.

Se estiver frio ou você puder em casos de ar condicionado e quiser dar um up, use uma blusa estilo suéter com decote em V, um blazer ou mesmo um blazer esportivo também fica incrível. Uma gravata nesse caso é opcional, então se você quiser usar, para manter o casual opte pela gravata slim fit.

Onde usar o Casual Business Masculino: festas da empresa, look de trabalho diário, reuniões de almoço de negócios.

dress-code-masculino-business-casual-polo-com-chino
Dress code masculino: Exemplos de Casual Business. Polo, com chino e sapato sem meia. Casual mantendo a elegância.

Dress Code Mascuino: Em Eventos de Pequeno Porte.

Cocktail Attire

Seguindo nossa idéia, quando trata-se de um evento de menor porte, o dress code masculino sugere vestir-se de cocktail attire, uma forma elegante, mas de uma forma mais divertida do que a versão business casual.

Ok, então como cria-lo? Vamos no passo a passo.

Para ir sem erro, opte por um terno escuro slim fit e gravata está perfeito, podendo ser calça cropped e mostrar os tornozelos, além de uma gravata colorida, normalmente combinando com cinto ou a meia.

Mas não é regra do dress code masculino cocktail attire, se for evento vespertino ou matutino terno claro é uma ótima opção. um Uma variação do outfit é o jeans escuro liso, sem rasgos e sem lavagem, combinado com blazer e gravata slim fit.

Logicamente variação aceita em coquetéis dependendo do nível de casualidade do evento. Mas nada impede um color blocking, onde você brinca com as cores, pois o contraste é marca registrada do look. Exemplo um blazer azul marinho e uma calça beje.

Outra combinação interessante e menos chamativa é topo cinza e calça preta. Lembrando que o calçado pode vir desde sapato até sneakers branco, bota desert estilo clarks, chelsea boots e claro mocassins.

Onde usar o Cocktail Attire Masculino: Como citado, o dress code masculino sugere ser utilizado num evento menor, assim como aniversários de adultos, festas como coquetéis ou pequenas homenagens

Dress code masculino: Exemplos de Cocktail Attire. Como pode ver diferentes cores de terno são aceitáveis, uso de gravata pe opcional, pode usar cor na gravata e color blocking é bem aceito, contrastando blazer e calça.

Dress Code Masculino: Em Grandes Eventos.

White Tie

Certamente você já viu aqueles personagens que vão super chique operas. Em poucas palavras defini o dress code masculino white tie. Um look extremamente sofisticado, mas ao mesmo tempo com um ar mais ousado. Onde chapéus, cartolas, bengalas, blazer calda longa até atingir a medida por trás de seus joelhos. Blazer preto com camisa branca e gravata borboleta branca também são bem características do outfit. São peças com muita personalidade que fazem parte do DNA desse dress code masculino.

Onde usar o White Tie: Eventos de caridade, para ir a opera, cerimonias do governo e até casamentos.

Dress Code Masculino: Tom Ford em festa de gala usando black tie. Optou por blazer calda longa, camisa branca e gravata borboleta também branca, peças tradicionais do look.

Black Tie

O black tie nada mais é do que um terno escuro ou tuxedo. Portanto não tem nada mais elegante no dress code masculino do que o black tie.

Em poucas palavras pegue o personagem James Bond quando vai em festas usando um traje/ terno preto, camisa branca e uma gravata borboleta preta, pronto. Aí está o black tie perfeito. Podendo acompanhar um colete preto.

Ocasião de usar o Black Tie Masculino: Angariação de fundos para caridade, jantares políticos, casamentos, premiações ou festas de grande porte.

Dress Code Masculino: Black Tie, tuxedo preto, gravata borboleta também preta e um belo caimento.

Variação de Black Tie.

Quando se fala de black tie no dress code masculino, 99% das vezes nos vem a cabeça camisa branca, sapato da cor do terno de grife muito bem ajustado ou tuxedo ambos preto.

Porém há variações sim, pois como no caso de um blazer tuxedo na cor branca com detalhes em preto. Chama muita atenção, mas não perde o minimalismo e elegância do outfit. Uma terceira opção também são cores como vermelho puxado para o vinho ou navy, azul marinho.

Considerações Finais

O que achou do artigo? Espero que esse artigo sobre o dress code masculino tenha sido esclarecedor e de boa ajuda. Se a resposta for sim, portanto peço por favor para se inscrever em nosso blog.

Em suma, vamos criar novos artigos semanais e abordar sempre um tema novo do mundo da moda para que você esteja em sua melhor versão.

Se ficou alguma dúvida, esteja a vontade para deixar sua pergunta aqui abaixo nos comentários. Pois iremos ficar muito felizes em responde-lo. Então te vejo no próximo post.

veja outros artigos em nosso blog

voltar ao início

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *