dress-code-feminino-white-tie-blake-lively

Dress Code Feminino: Aprenda quais são e onde usa-los.

Introdução

Iremos abordar sobre o dress code feminino, o que é, quais estilos fazem parte desse padrão e quais peças e modelos são adequados para cada ocasião. Acima de tudo, obedecer um padrão imposto pelo segmento da moda é fundamental para o sucesso de seu look. Principalmente quando se trata da moda feminina que é mais rigorosa e impiedosa em alguns casos.

Fundamentos: O que é o “Dress Code”?

dress-code-feminino
Aqui nessa imagem você consegue ter uma ideia dos eventos existentes, ocasiões e estilos de peças mais utilizadas.

Em primeiro lugar, gostaria de conscientizar a você que vamos picotar o tema em vários pedacinhos para melhor organização e entendimento. Em suma cada ocasião exige uma vestimenta padrão para todos e para isso foi feito o chamado “dress code” ou traduzido para “código de vestimenta“.

Porém não é porque todos vão estar de black tie por exemplo, que as roupas serão idênticas. Para isso estamos aqui, para ajuda-la a entender e assim você poderá colocar sua identidade no modelito.

Em alguns casos o evento exige um padrão de vestimenta para todos, como é o caso de festas de trabalho, festas de igreja. casamentos, premiações, formaturas, festas políticas ou angariação de fundos de caridade. Onde para cada um desses eventos citados, um dress code diferente é indicado.

Dress Code: Ocasião

Vamos começar levando em consideração a ocasião que se deve escolher seus modelos de vestidos de festa para não errar. Portanto você vai precisar pensar que tipo de evento será, o horário, o lugar e até se for local aberto terá que saber o clima do dia. Além é claro se exige um “dress code” ou não. Normalmente no convite vem escrito, se não exigir, recomendamos não fugir muito do padrão. Sim, agora você sentiu a importância de seguir o dress code, não é mesmo?

Dress Code Feminino: Trabalho.

Casual Business

O dress code feminino mais procurado e utilizado é o business formal. Por se tratar de algo tão importante que é sua carreira profissional, as pessoas são obrigadas a estar adequados para não passar má impressão para colegas de trabalho, sócios, chefes e clientes.

Peças utilizadas no look: Coloque uma saia, calça cáqui ou calça social, calça pantalona, combinada com mangas compridas ou blusas de três quartos, sapato de salto ou uma sapatilha. Um vestido casual também é opção.

Ocasião de onde usa-lo: festas da empresa, look de trabalho diário, reuniões de almoço de negócios.

Variação Trabalho: Business Formal.

Aqui já é para compromissos mais sérios que exige mais postura.

dress-code-feminino-trabalho-entrevista-de-emprego-formal-suits-jessica-pearson
Jessica Pearson das séries de tv Suits e Pearson.

Ocasião de onde usa-lo: entrevista de emprego, reunião, almoço / janta / festa corporativa super importante, qualquer situação que envolva o traje mais formal de um encontro corporativo.

Dress Code Feminino: Eventos Pequenos.

Cocktail Attire

Num evento de porte menor o dress code sugere ir de cocktail attire.

Como cria-lo? Vamos te ajudar, você pode optar por um vestido mais curto como um no comprimento mini ou micro, podendo ser mais justo para estar mais sexy, com ou sem mangas, ou com movimento na parte inferior. Outras opções é acrescentar brilho, um pouco de babado, usar tomara que caia para mostrar os ombros, renda para mais elegância, ou transparência. Se você quer ir sem erro, o vestido preto é sempre clássico, você fica elegante sem ousar muito.

dress-code-feminino-coquetel-attire-como-usar
Taylor Hill angel de Victoria’s Secret.

Mas é claro que você não necessita se privar ao preto, é um dos padrões para qualquer coquetel, mas não quer dizer que você não pode ir com outras cores, principalmente branco e sua versão de old-white. Porém tome cuidado em chamar muita atenção com cores muito fortes.

Ocasião de onde usa-lo: Como citado, o dress code feminino sugere num evento de porte menor como aniversários de adultos, festas como coquetéis ou pequenas homenagens

Dress Code Feminino: Grandes Eventos.

White Tie

Certamente vocês já viram em filmes ou qualquer coisa relacionada a 1900 e bolinhas, onde se vai muito chique operas. Acabei de resumir o white tie. Um look extremamente sofisticado, porém extravagante, onde chapéus, luvas, caldas longa em vestidos para as mulheres e blazer para os homens, são peças chave. Sim, calda longa até o chão é uma obrigação. O que complementa são jóias glamourosas e um penteado magnífico.

dress-code-feminino-white-tie-como-usar
Foto do Met Gala.

Ocasião de onde usa-lo: Eventos de caridade, para ir a opera, cerimonias do governo e até casamentos.

Black Tie

Em primeiro lugar respire, se você passou pelo white tie e ainda está aqui, parabéns. Se você já assistiu ao oscar ou qualquer premiação do tapete vermelho já deve ter visto, pois o black tie nada mais é que o tuxedo, um dos outfits mais elegantes que uma pessoa pode ter.

Resumindo o dress code feminino black tie tradicional não exige unicamente um vestido longo até o chão, pois há outra opção aqui que seria um vestido coquetel MUITO elegante. Dependendo é claro do local do evento.

black-tie-feminino
Foto de premiações da tv.

Ocasião de onde usa-lo: Angariação de fundos para caridade, jantares políticos, casamentos, premiações ou festas de grande porte.

Variação de Black Tie.

Certamente você já se deparou com aquelas pessoas que exageram na extravagância e viralizam na web. Sim, é uma versão de black tie que chamam de” black tie criativo” no dress code feminino e masculino.

Aqui está liberado desde vestido longo, vestido de coquetel attire ou até acredite, um vestido de noiva. Não esqueça de jóias e acessórios que estão em alta nas tendências de moda. Você pode vir a usar penas, lantejoulas, tecidos e capas. Cuidado para não ficar muito chamativo, esse talvez seja o erro dessas celebridades que vão parar na primeira página do site de notícias. Mas e daí não é? Se você não se importa, use e mostre sua personalidade com todos os detalhes.

dress-code-feminino-como-usar-penas
VENICE, ITALIA: Cate Blanchett no tapete vermelho.

Considerações Finais

Em suma, quero agradecer a você por ter lido esse artigo sobre o dress code feminino, espero de verdade que venha a ter sido um conteúdo útil e principalmente que tenha entendido o tema. Portanto se esse conteúdo a ajudou de alguma forma, peço por favor para se escrever em nosso blog, pois outros artigos como este rico de informação do mundo da moda estão por vir. Porém se restou alguma dúvida fique a vontade para deixar sua pergunta nos comentários que nós iremos ficar muito felizes em te responder. 🙂

Siga-nos também no instagram @myupperside.

Fonte de pesquisa: Vogue e ELLE.

Volte ao início do site.

Veja outros artigos do blog.

Share this post

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.